Câmara assina termo de cooperação técnica com Emprel

quarta-feira, 10 Fevereiro, 2021 - 11:06

Na manhã desta quarta-feira (10), a Câmara do Recife deu um passo à frente em seu processo de modernização. Em reunião na Sala da Presidência, o Poder Legislativo assinou um termo de cooperação técnica com a Empresa Municipal de Informática (Emprel) para implementar uma tecnologia de assinaturas eletrônicas na Casa. Com a mudança, a Câmara vai tornar seus processos mais eficientes, gastar menos papel e liberar espaços físicos destinados a arquivos físicos.

O termo foi assinado – eletronicamente – pelo presidente da Casa, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), pelo primeiro-secretário do Poder, o vereador Eriberto Rafael (PP), e pelo presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida.

Na ocasião, Romerinho Jatobá relatou as dificuldades impostas pelo modelo de tramitação adotado na Câmara até esta quarta-feira. “O papel sai do gabinete, vai para o Departamento Legislativo, passa pelas comissões, entra no plenário. Quanto aos requerimentos, tem a via do requerente, do requerido, a via que fica na Casa. Temos um grande espaço físico ocupado pelos arquivos”, disse. “Vamos partir para o digital. Avançar na modernização é um compromisso nosso, da Comissão Executiva. A gente vai tirar do papel, literalmente”.

Eriberto Rafael destacou que, com a assinatura do termo, a Casa avança em sustentabilidade e vai tornar seus serviços mais ágeis. Ele contou que este é apenas o começo de uma parceria com a Emprel. “Estamos buscando diretamente a Emprel para que possamos modernizar nossos sistemas, tanto dos processos legislativos quanto dos processos administrativos. Este é o primeiro passo que estamos dando no sentido de estreitar esse diálogo para trazer mais resultados”.

Bernardo D’Almeida afirmou que a Emprel está preparada para auxiliar na modernização do Poder Legislativo municipal. “A Câmara vai poder tramitar com papel digital, sem papel físico. A assinatura digital é reconhecida e já utilizada em toda a Prefeitura do Recife no trâmite de ofícios. Esta é uma primeira parceria. A Emprel está à disposição da Câmara para que esse processo seja contínuo nos próximos quatro anos”.