Emprel realiza visita técnica a Prodabel

segunda-feira, 18 Abril, 2022 - 10:07

A Emprel realizou uma visita técnica a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (PRODABEL). O Diretor de Planejamento e Atendimento, Alonso Silva, e o Diretor de Infraestrutura de Informática, Alyson Matos, se reuniram com Leandro Garcia, presidente da Prodabel e da ANCITI. Além de visitarem a sede da instituição, conheceram o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que é tido como referência para a gestão, o datacenter do município, a equipe de suporte e como é realizado o monitoramento dos serviços e sistemas.

 

No encontro foi apresentado o programa  Wi-Fi BH (gratuito), denominado de Wi-Fi vilas e favelas. Os pontos de acessos livres à internet, os hotspots, estão disponíveis em Belo Horizonte, nas praças, estações do MOVE, repartições públicas municipais, centros de saúde e escolas municipais. O cidadão pode acessar a Internet gratuitamente e navegar por tempo indeterminado nas páginas e sistemas da Prefeitura e por tempo limitado a três horas diárias em outras páginas. “O wi-fi Vilas e Favelas é instalado nas comunidades mais carentes, possibilitando a gratuita navegação para pessoas que não tem acesso à internet. O usuário se conecta praticamente de casa, seja por trabalho ou laser”, explicou Alonso.

 

O Centro de Recondicionamento de Computadores -CRC também foi pauta do encontro, onde foi explanado sobre todo o portfólio de atividades sociais para o cidadão do município. Trata-se de um espaço físico adaptado para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos que são doados em plenas condições operacionais a Pontos de Inclusão Digital, tais como telecentros, escolas públicas, bibliotecas públicas, entre outros. “Eles utilizam uma carreta itinerante nos bairros, com computadores recondicionados pela própria Prodabel, levando atividades e cursos, estimulando a população a utilizar os serviços da prefeitura, trabalhando, também, a responsabilidade social da empresa", finalizou.


CONECTA RECIFE WI-FI: Para incluir toda a população nesses avanços tecnológicos, o Recife dispõe de um amplo programa de acesso gratuito à internet, denominado de de Conecta Recife Wifi, que possui uma média de 10 mil usuários por dia, em 190 pontos de conexão distribuídos em mais de 50 bairros e 86 localidades por toda a cidade. Recife Antigo e orla de Boa Viagem, entre outros pontos turísticos, além dos Compaz, mercados, parques, praças, unidades de saúde, comunidades Ilha de Deus e USF Vila da União, são exemplos de pontos contemplados. A inovação contribui na democratização do acesso à internet e no combate à alfabetização digital.