Conecta Recife App traz novas funcionalidades dentro dos serviços da Secretaria de Saúde

terça-feira, 23 Agosto, 2022 - 15:27

O aplicativo oficial da Prefeitura do Recife conta com incrementos que são feitos com o objetivo de simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos municipais. No futuro próximo, a Emprel já estuda a possibilidade de incluir o agendamento online de consultas e exames

 

Facilitar o acesso aos serviços públicos tornando a comunicação entre o cidadão e a Prefeitura do Recife cada vez mais simplificada. Assim o Conecta Recife App avança e amplia os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde que passa a contar com seis novas funcionalidades. Dentre as novidades, o usuário poderá acompanhar a agenda de consultas e exames com a possibilidade de desmarcar ou solicitar novas datas. A Empresa Municipal de Informática (Emprel) é a responsável pela criação e manutenção do aplicativo oficial da Prefeitura do Recife e o trabalho de incremento das novas funcionalidades foi feito em parceria com a Secretaria de Saúde da cidade.

 

Com as novidades será possível personalizar ainda mais as informações referente ao usuário do sistema de saúde do Recife. Ao entrar no Conecta Recife App é possível se identificar por meio de login e senha. Dentro do aplicativo basta clicar em ‘Saúde’ e um menu com as opções será mostrado com as seguintes novas opções: onde posso ser atendido; meus agendamentos; cuidados covid-19 / influenza; serviços prestados; rede de atendimento e é possível tirar dúvidas com a assistente virtual SUSi via WhatsApp. Também é possível navegar e ter algumas das informações listadas sem que haja a necessidade de identificação do usuário.

 

“O Conecta Recife vem aprimorando sempre a sua carta de serviços possibilitando que a tecnologia seja aliada importante da população, proporcionando autonomia ao cidadão. E é também uma potente ferramenta que amplia o exercício da cidadania. Gerar políticas públicas que estejam ancoradas em tecnologias que sejam de fato funcionais, é um dos nossos principais objetivos e o aplicativo da Prefeitura do Recife é um exemplo disso”, explica Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel.  

 

No campo ‘onde posso ser atendido’ é possível escolher entre situações de urgência e emergência com a possibilidade de direcionamento imediato para ligação gratuita para o SAMU, por meio do 192. Em não sendo necessário o deslocamento de uma equipe de saúde, o sistema oferece ainda a listagem completa com endereço e mapa das unidades de urgências odontológica, adulto, pediátrica e de fratura ou contusão. Em ‘meus agendamentos’ é possível verificar as marcações de consultas, que hoje são enviadas via mensagem de texto ou por WhatsApp. A vantagem é que o paciente passa a ter o registro e controle das suas idas ao médico e de exames realizados. Além disso, a nova funcionalidade permitirá o cancelamento em caso de impossibilidade de comparecer no dia e hora marcados, dando a oportunidade da vaga para outra pessoa. Também é possível solicitar o reagendamento da consulta ou exame. Nesse caso é importante lembrar que um novo agendamento dependerá da disponibilidade segundo o Sistema de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Fica também disponibilizada toda a carta de serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, com endereços completos, mapa e a indicação da unidade de saúde mais próxima para atendimento independente de já ser paciente da Rede Municipal de Saúde ou não.

 

Tags: