Emprel apresentou soluções inovadoras no Smart City Business na Cidade de São Paulo

quarta-feira, 31 Maio, 2023 - 14:18

O evento aconteceu no Pro Magno Centro de Eventos, na capital paulista, e reuniu as principais empresas de inovação, prefeitos, secretários, governadores e todo o ecossistema de cidades inteligentes

Para compartilhar as experiências de sucesso em soluções inovadoras do Recife, a Empresa Municipal de Informática (Emprel) esteve no Congresso Smart City Business, em São Paulo, participando da mesa de debate com o tema "Conferências: Construindo as novas cidades inteligentes no Brasil". De forma inédita, apresentando o portfólio de produtos de inovação, somado com o lançamento do portal marketplace da Emprel, com os principais produtos de ambiente aberto. O site está disponível através do endereço eletrônico: solucoes.emprel.gov.br. 

As soluções apresentadas foram voltadas para as áreas de saúde, mobilidade urbana, esportes e o novo portal de serviços, Conecta Recife. “O evento foi muito importante para debater ideias e iniciativas voltadas para Cidades Inteligentes. Com grandes referências nacionais. Além da Conferência, tivemos duas reuniões estratégicas. Foi muito rico ter a presença de representantes de duas Startups do Primeiro Ciclo de Inovação Aberta: o Absens e o Supervisão. Os produtos criados e acelerados no EITA! Recife pode ajudar as cidades de todo o Brasil a se tornarem mais inteligentes, resolvendo problemas reais do munícipio”, afirma Breno Alencar, diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados. 

Recife foi representado, também, por Joana Florêncio, secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; Evisson Lucena, gerente geral de Ciência, tecnologia e inovação; Vivi Kawashima, gerente de Planejamento Estratégico. A Emprel, juntamente com a secretária executiva de Transformação Digital (SETD) e secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) são responsáveis pela captação, criação e articulação de soluções inovadoras no Recife.

O Smart City Business Brazil Congress 2023 é realizado pelo Instituto Smart City Business América. O evento atrai líderes, agentes governamentais e a iniciativa privada para pensar, planejar e configurar a infraestrutura digital das cidades. O objetivo é gerar um diálogo sobre as grandes questões que desafiam a consolidação de um ecossistema robusto e autossuficiente no País, além de aprimorar as tecnologias para as cidades, buscando padrões que beneficiem a sociedade, bem como orientar os municípios no uso adequado de tecnologias para a digitalização, incentivando-os ao compartilhamento de experiências e projetos. 

Soluções apresentadas: 

Absens: tem o objetivo de reduzir o índice de absenteísmo no comparecimento em consultas e exames médicos no Recife, que hoje ultrapassa os 60%. 

Integra.ai: A solução para melhorar os encaminhamentos de saúde de forma mais eficiente e inteligente, com auxílio de um assistente eSUS, qualificando a informação passada para os profissionais.

Supervisão: Monitoramento real e preciso da qualidade das vias da cidade. Além de ajudar na tomada de decisões da gestão, também possibilita a integração com outros sistemas

Vamoo: Conectar pessoas e lugares para atividades físicas com mais eficiência e qualidade. Um plataforma multifuncional que permite também acompanhar os indicadores de saúde. 

Portal Conecta Recife: Revolucione a experiência dos cidadãos com uma plataforma inteligente que disponibiliza todos os serviços em até 3 cliques.