Recife lidera mais uma vez como uma das principais referências globais de Cidades Sustentáveis com Inovação de Dados.

segunda-feira, 2 Fevereiro, 2026 - 10:55

A proposta de uma gestão pública mais tecnológica e conectada com o futuro continua gerando frutos para a Prefeitura do Recife, que mais uma vez ganha certificação da Bright Cities.

 

Recife no topo, de novo. A plataforma Bright Cities, responsável por coletar, analisar e traduzir dados públicos sobre desenvolvimento urbano sustentável, concedeu à capital pernambucana a certificação ABNT NBR ISO 37120 Nível Platina, pelo segundo ano consecutivo. Ao atingir o nível platina, a cidade se coloca numa posição de referência global pela sua gestão baseada em evidência.

 

“Esse selo é o nível mais alto de reconhecimento internacional para cidades que não apenas coletam dados, mas os utilizam para transformar a vida das pessoas. Diz que somos transparentes, sustentáveis e, acima de tudo, inteligentes. Na Emprel, sempre acreditamos que uma Smart City de verdade não é feita só de sensores e cabos de fibra óptica, mas de indicadores que geram serviços públicos eficientes.” Afirma o presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Vitor Pavesi.

Esse marco é um reconhecimento importante para a capital pernambucana, pois a norma 37120 de Cidades Sustentáveis indica que a cidade monitora indicadores e evidências que a configuram dentro da sustentabilidade urbana. Na prática, indica que o Recife atingiu o total de 90 métricas auditadas, dentre elas 45 indicadores essenciais e 45 indicadores de apoio, que se refletem na qualidade do serviço público e infraestrutura urbana. 

 

O cálculo realizado foi em parceria com a Environmental Insights Explorer (EIE), nova plataforma do Google que coleta dados para o cálculo dos indicadores fundamentais. Com essa parceria, eles puderam acessar as métricas atingidas pelo Recife que estavam mais próximas ao rigoroso ISO (sigla em inglês para Organização Internacional de Normalização). 

 

A recertificação realizada pela Prefeitura do Recife foi coordenada pela Emprel. Acima de tudo, é uma demonstração que a inteligência urbana precisa ser construída com parcerias fortes e a tecnologia de dados. 

 

Se manter na liderança é uma conquista que reforça a importância de inovar se guiando pelo bem estar social e ambiental. Desse modo, o Recife se estabelece junto à outras cidades certificadas pela Bright Cities como um modelo de urbanização tecnológica e consciente.