PCR inicia Programa Governo Aberto com evento que lança o E.I.T.A! Recife

quarta-feira, 18 Agosto, 2021 - 17:46

Processos de inovação aberta incluem dinâmicas de identificação de problemas e desafios para encontrar soluções criativas a partir de construções colaborativas e participativas. 

Problemas e desafios. Essa é a equação diária vivenciada pelas instituições mundo afora.  Uma realidade que também faz parte do cotidiano de governos em todas as suas esferas. Mirando nas soluções, a Secretaria Executiva de Transformação Digital (SetDigital), em parceria com a Empresa Municipal de Informática (Emprel) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, vem trazendo mais novidades. Juntas, nesta quinta-feira (19.08), elas realizam evento interno que dá início ao Programa Governo Aberto devendo, em etapas posteriores, ser estendido ao público externo. Batizado de Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta, o E.I.T.A! Recife reunirá os 80 servidores de todas as áreas da Prefeitura do Recife, já integrados no processo de transformação digital do Executivo Municipal, para conhecer a técnica e a programação das próximas fases.

Inspirados em experiências vivenciadas em cidades como Londres (Inglaterra), São Francisco (Estados Unidos) e Melbourn (Austrália), o E.I.T.A! Recife se propõe a ser um ambiente de construção participativa e colaborativa usando um dos métodos de gestão de processos criativos: a inovação aberta. Para esse primeiro momento, os 80 servidores que fazem parte da Rede de Transformação Digital do Recife estarão engajados na missão de exercitar a identificação de problemas. Além disso, entenderão como esses problemas podem ser transformados em Desafios, para serem lançados em ciclos de inovação aberta na busca por soluções que impactem diretamente o cidadão.

Assim, a quinta-feira estará dividida em duas partes. A primeira parte do dia será dedicada a entender o processo de criação colaborativa com base na inovação aberta. Depois é a vez da Emprel entrar em cena com detalhes sobre o portal de dados abertos como fonte de informações para os participantes compreenderem cenários e apontarem soluções inovadoras, além de uma breve explanação sobre o conceito de living labs. O portal de dados abertos da Prefeitura do Recife será fundamental nesse processo de construção. Finalizando a primeira parte de trabalhos, os participantes conhecerão detalhes sobre o marco legal do programa de inovação aberta da Prefeitura do Recife, que apontará as diretrizes alinhadas às transformações que o Executivo Municipal já começa a vivenciar. 

A segunda parte dos trabalhos será de mão na massa. À tarde, os servidores, que agora são integrantes do  E.I.T.A!, será dedicada à aplicação de dinâmica com base nos conceitos de inovação aberta vistos pela manhã. Do conjunto de problemas que o coletivo identificar, um deles será eleito para ser o primeiro caso a ser trabalhado na sua totalidade, onde se fará uma imersão nesse problema, até encontrar desafios no sentido da busca por soluções de inovação. Fechando o dia de trabalho, os participantes serão brindados com a apresentação de um case de sucesso, o projeto Navegue, uma startup recifense que hoje é uma realidade. O projeto é assinado, e será apresentado por Caio Scheidegger.

Com esse primeiro movimento rumo à inovação aberta, a Prefeitura do Recife busca o engajamento dos servidores visando semear transformações significativas que mudem a perspectiva de uma gestão pública ainda mais ativa. As demais etapas envolvem a participação das universidades, concursos de Hackathons e a implementação de protótipos que permitam vivências urbanas.

Sobre as demais etapas do E.I.T.A! Recife - Dividida em quatro etapas,o Programa de Governo Aberto, proposta e coordenada pela Comitê formado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife e Emprel, envolve, além da identificação de desafios a serem superados, a captação de recursos (envolvendo não apenas possível alocação de recursos, mas também a celebração de cooperações técnicas) e caminhos de construção coletiva, que vão além dos muros da prefeitura.

Para a esteira de inovação aberta, o Comitê prevê a realização de processos mais complexos, sendo realizados na sua totalidade a partir de lançamento de produto mínimo viável (MVP) e depois maximizados para escalas com maior alcance e projeção. Outra frente a ser trabalhada é a parceria com unidades de ensino, oportunizando os estudantes, sob a supervisão dos seus professores, na solução de problemas que envolvam o universo de serviços, ações, projetos e iniciativas voltadas para a cidade e para as pessoas.

Também está na carteira de iniciativas do E.I.T.A! Recife, a realização de Hackathons, por meio do concurso municipal Hacker Cidadão 2021. Essas são competições realizadas em tempo mais curto que geram network e soluções inovadoras a partir de protótipos que podem, num futuro próximo, ser colocados em prática. Fechando a esteira de inovação, a Prefeitura do Recife vai apostar nos Living Labs que visam experimentos de projetos pilotos para estudos de viabilização de implantar em escala maior.