PCR premia os melhores trabalhos do hackathon ‘Hacker Cidadão’

segunda-feira, 22 Julho, 2013 - 13:34

A maratona para desenvolvimentos de aplicativos para web e celulares, utilizando os dados abertos da Prefeitura do Recife, o hackathon ‘Hacker Cidadão’, promovido durante a Campus Party Recife, chegou ao fim. Com ele, diversas ideias para melhorar a qualidade de vida da população através da tecnologia foram desenvolvidas. A ação foi fruto da parceria da Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) com o Centro de Informática da UFPE, Porto Digital e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). Esse foi mais um passo para lançar o Recife dentro do conceito de cidade inteligente, que estimula ideias inovadoras para criação de soluções para a população.

Ao todo, 54 pessoas se inscreveram na disputada ‘Hacker Cidadão’ e 27 projetos concorreram. Os projetos de maior destaque foram nas áreas de saúde, turismo e educação, premiados com computadores avançados e cursos. “A participação no ‘Hacker Cidadão’ superou nossas expectativas. Muitos projetos bons foram apresentados e esse comportamento acaba ratificando o Recife enquanto produtor de ideias inovadoras na área da tecnologia da informação”, pontuou Eugênio Antunes, presidente da Emprel. Os dois primeiros lugares ganharam computadores de última geração. O terceiro lugar ganhou um monitor de 23 polegadas.

O trabalho que conquistou o primeiro lugar na disputa foi o ‘Recife Saúde’, desenvolvido por Ítalo Araújo. A ideia desenvolvida pelo jovem tem como objetivo facilitar a busca de especialidades médicas, os hospitais, postos de saúde, policlínicas, unidades de saúde da família, maternidades no Recife, assim como o melhor trajeto para chegar até eles.

O aplicativo que conquistou o segundo lugar na maratona foi desenvolvido pelo grupo do Jorge Lindoso. Intitulado ‘Recife 360°’ o projeto é destinado a celulares e permite que qualquer pessoa possa observar os parques da cidade tendo uma visão geral dos espaços fazendo uso, apenas, de movimentos feitos no aparelho telefônico.

O trio formado por Marcelo Lacerda, Paulo Roger e Rodrigo Augusto levaram para casa o terceiro lugar com o aplicativo ‘Fiscalize Já!’. O grupo fez uso das bases de dados da educação e o aplicativo permite interatividade. Por meio dele a população terá condições de inserir novas informações sobre a estrutura das escolas da rede municipal fomentando as que já existem nos dados abertos. Para a elaboração do aplicativo, o grupo utilizou um software livre com informações quantitativas de domínio público disponíveis no site de dados abertos da Prefeitura do Recife (dados.recife.pe.gov.br).

Mais um concurso – Os desenvolvedores e programadores que não tiveram a oportunidades de participar do hackathon ‘Hacker Cidadão’, ou que desejam aperfeiçoar os seus trabalhos, terão mais uma oportunidade. A Prefeitura do Recife, junto com os parceiros CIn-UFPE, Porto Digital e CESAR, já lançaram outro concurso para elaboração de aplicativos móveis (Mobile App), web ou projetos conceituais que ajudem a solucionar problemas comuns na cidade do Recife por meio da tecnologia, o ‘Cidadão Inteligente.REC’.

Para participar desta competição é preciso trabalhar ou morar em Pernambuco e se inscrever na página www.cidadaointeligente.rec.br. O desafio é utilizar o banco de dados abertos da Prefeitura do Recife para desenvolver projetos que venham a ajudar o cotidiano na cidade. Os critérios que serão avaliados incluem: utilidade, apelo visual, usabilidade, inovação e criatividade. O total em premiações a serem dadas é de R$ 33 mil.

A inscrição e a submissão dos projetos seguirão até o dia 11 de novembro. Em dezembro, cinco finalistas de cada uma das categorias serão anunciados. Neste caso, os selecionados deverão participar da etapa presencial (workshop), sendo pré-requisito para permanecer na disputa. O resultado será divulgado em janeiro de 2014. O tempo largo estabelecido no concurso, desde a inscrição até a fase de classificação, é considerado ideal para que os concorrentes tenham tempo hábil para desenvolver e defender seus projetos.

Campus Party – Referência nacional na produção do conhecimento na área de tecnologia da informação, a capital pernambucana recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a Campus Party, o maior evento de inovação tecnológica do mundo. Recife é a única cidade no Brasil, além de São Paulo, a receber a Campus e a Prefeitura do Recife é um dos seus patrocinadores institucionais.

Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se no maior acontecimento de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus, iniciou o seu processo de internacionalização e o evento  ganhou edições no Brasil, Colômbia e México. Em 2011, a Campus Party passou a ser realizada também no Equador. Em 2012, a Campus Europa aconteceu na Alemanha e em 2013 a edição europeia será em Londres.

Foram mais de 200 horas de conteúdos durante os cinco dias do evento. As principais atividades da Campus Party Recife foram transmitidas ao vivo pela Campus Live – http://live.campus-party.org/, possibilitando que não só os dois mil campuseiros, mas também milhares de pessoas possam acompanhar e participar do evento.