Prefeitura anuncia finalistas do Hacker Cidadão

domingo, 14 Agosto, 2016 - 20:52

Na tarde deste domingo (14), depois de uma maratona de 24 horas sem interrupções, as cinco equipes finalistas do concurso da Prefeitura do Recife Hacker Cidadão foram anunciadas. São elas: Ichoveu, Bike Data, Seco, Rota Verde e Ei!. Agora, os participantes se preparam para a apresentação final na Campus Party Weekend, nos dias 20 e 21/08, quando serão escolhidos os três melhores trabalhos.

Os temas abordados em cada trabalho foram mobilidade, meio ambiente, contenção de barreiras e chuva. A Internet das Coisas, tema deste ano, foi aplicada de formas diferentes seja por meio do desenvolvimento de aplicativos ou objetos com ligação com a internet. Os sensores disponibilizados foram amplamente utilizados e diversos relatórios foram produzidos baseado nas experimentações dos competidores.

A equipe Seco, escolheu desenvolver um software embarcado. Eles pretendem diminuir o risco de explosões em bueiros e informar ao poder público sobre alagamentos, quantidade de lixo na tubulação e o índice da concentração de gás através de sensores instalados nas bocas de lobo das principais vias da cidade.

"Os sensores podem gerar dados que informam à administração pública com antecedência sobre um problema que causa vários transtornos na cidade. No projeto prevemos também disponibilizar as informações no Portal de Dados Abertos do Recife para alimentar outras plataformas direcionadas ao cidadão”, explicou o engenheiro de software, Erick Lucena.

A partir de agora, está permitido trabalhar ainda mais os projetos tecnicamente durante toda esta semana. A apresentação acontecerá na mesa destinada ao Hacker Cidadão dentro da área Open da Campus Party. Cada equipe terá 10 minutos para apresentar para a comissão julgadora suas ideias e na prática o que foi desenvolvido. No próximo domingo (21), os três ganhadores serão anunciados no fechamento do evento, no palco principal do Classic Hall.

“Os projetos foram muito inovadores e podem ser facilmente colocados em prática. Agora, o desafio é viabilizar as ideias, integrando as universidades, empresas e financiadores privados. A empolgação de todos foi muito contagiante. Esse é um exercício de cidadania”, afirmou o presidente da Emprel, Eugênio Antunes.  

 

Tags: