Prefeitura do Recife compartilha experiência digital com o Governo Federal e o governo municipal de São Paulo

quarta-feira, 10 Maio, 2023 - 10:19

A Emprel recebeu a visita da Secretaria Nacional de Saúde Digital e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Paulo. A tarde foi dedicada à apresentação de plataformas digitais que têm auxiliado a gestão no cumprimento do seu dever e na prestação de serviços de maneira simples e prática.

 

Um dia dedicado a conhecer ferramentas digitais a serviço da população. A Empresa Municipal de Informática (Emprel/Prefeitura do Recife) abriu as portas para receber, na manhã desta terça-feira (09/05), a secretária nacional da Secretaria de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad. No período da tarde foi a vez de receber a secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo, Aline Cardoso. Para ela foi apresentada a plataforma GO Recife, um ambiente digital totalmente voltado para a geração de emprego e renda da capital pernambucana. 

 

Ana Estela Haddad foi recebida pelo presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, pelo vice-presidente da Emprel e diretor de tecnologia da Prefeitura do Recife, Rafael Figueiredo, pelo secretário executivo de Transformação Digital, Felipe Cadena, e pelo gerente geral de Transformação Digital da Secretaria de Saúde, Gustavo Godoy. Na pauta, Ana Estela Haddad conheceu o processo de transformação digital da Prefeitura do Recife e, em particular, os detalhes de dois sistemas de tecnologia voltados para a saúde que fizeram parte do 1º Ciclo de Inovação Aberta: Integra.Ai e Absens. 

 

Os dois projetos, acelerados pela Emprel entre 2022 e 2023 a partir dos Contratos Públicos de Soluções Inovadoras (CPIS), usam a tecnologia como ferramenta de gestão que auxilia as equipes das unidades básicas de saúde do Recife. Ambos fazem uso da Inteligência Artificial para otimizar os encaminhamentos para tratamentos clínicos e exames de baixa, média e alta complexidade e para remanejamento das vagas remanescentes de desistências, diminuindo, assim, as filas de espera por consultas e exames no município.

 

“No caso do SUS, a transformação digital é importante para que a gente possa garantir mais acesso e mais qualidade aos serviços de saúde. O prefeito João Campos nos convidou a conhecer um pouco dessa experiência que o Recife fez, começando lá no período da pandemia com a vacinação e acabou fazendo a transformação digital no município. Foi muito interessante ver aqui hoje o que o Recife tem produzido”, pontuou a secretária da Secretaria de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.

 

Outra iniciativa apresentada para Ana Haddad foi o uso do WhatsApp. Por meio de uma busca ativa, o aplicativo usa a base de dados municipal para encaminhar os pacientes de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão, para as consultas regulares por meio de agendamento eletrônico. O WhatsApp, um dos maiores aplicativos de troca de mensagens online do mundo e o mais usado no Brasil, é parceiro da Prefeitura do Recife desde 2022. 

 

“Ter a presença do Governo Federal aqui na prefeitura, vendo de perto tudo o que já construímos e o quanto avançamos na transformação digital, reforça o quão importante é trazer o universo digital para dentro da gestão pública. Recife pode ser uma vitrine de boas soluções digitais para o Brasil e tem o desejo de conhecer outras experiências. Nosso desejo é de somar e a presença de Ana Haddad aqui é um passo relevante para esse intercâmbio de informações”, explica Rafael Figueiredo.  

 

A tarde na Emprel foi concluída com a vinda da secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo, Aline Cardoso. Ela foi recebida por Rafael Figueiredo, Felipe Cadena e pela secretária de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife, Adynara Gonçalves.  A equipe de gestores municipais apresentou para Aline a plataforma GO Recife, que funciona como uma imensa vitrine de oportunidades unindo quem busca a quem oferta vagas de emprego. Além disso, a plataforma municipal oferece cursos de capacitação e espaço virtual para quem deseja ofertar seu trabalho para contratação.  

 

“Uma alegria muito grande estar aqui na Prefeitura do Recife falando sobre muitos temas que temos em comum. Duas cidades que são fortes, pungentes, inovadoras, criativas e que tem a tecnologia como uma de suas vocações. Falar também sobre o GO Recife e outras iniciativas de qualificação profissional, apoio ao empreendedor e prestação de serviços para o cidadão. Que tenhamos muito mais oportunidades para as pessoas de Recife e de São Paulo”, afirmou Aline Cardoso.