Prefeitura do Recife cria plataforma de voluntariado online para apoio durante crise do coronavírus

quinta-feira, 14 Maio, 2020 - 18:13

Dicas de como cortar o cabelo, apoio no reforço escolar, orientações de como fazer um reparo caseiro ou uma aula de pintura para manter a mente ocupada. Em épocas de isolamento social e permanência dentro de casa, tempo e conhecimento podem ser uma boa forma de ajudar quem precisa. E para aproximar quem quer doar um pouquinho de si com quem necessita deste apoio, a Prefeitura do Recife criou a plataforma de colaboração Voluntários Online, que já pode ser acessada pelo endereço voluntariosonline.recife.pe.gov.br.

No hotsite, a Prefeitura do Recife cadastrou mais de 30 atividades para quem quiser ajudar outra pessoa sem sair de sua residência. Pode ser o compartilhamento de uma receita de cozinha, uma aula de dança, oficina de brinquedos de sucata para entreter as crianças ou então dicas de educação financeira. E a lista segue em categorias como atividades para casa, aprendizado e orientação, saúde e bem-estar, expressão artística, alimentação e atividades infantis.



Para o cadastro, basta o internauta selecionar se quer ajudar ou se precisa de ajuda para algo, escolher a atividade e informar nome, CPF e um contato de celular. O sistema cria cartões para cada pedido ou oferta de ajuda. A partir daí, outra pessoa também cadastrada no site pode escolher um destes cartões e a conexão se estabelece, criando um ‘match’ solidário.

 
O Voluntários Online cria a conexão, mas a atividade deve ser combinada e realizada entre os usuários através de um algum serviço externo, como o WhatsApp, excluindo o contato físico e sem depender da quebra do isolamento social.


“Voluntários Online é uma plataforma de conexão. O objetivo é fazer esse encontro das pessoas que estão em casa e que têm disponibilidade de ajudar com outras pessoas que estão precisando de algum suporte”, explicou Guila Calheiros, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife.



Guila também reforça a importância do uso da ferramenta em caráter exclusivamente remoto. “O Voluntários Online é uma plataforma aberta que permite que as pessoas se conectem virtualmente. Queremos agregar trabalhos e atividades de suporte que possam ser realizadas de forma virtual, não presencial, pois não queremos incentivar a aproximação física neste momento”. O projeto Voluntários Online é uma parceria da Prefeitura do Recife, através da Emprel, com a empresa recifense Bemind.



O Voluntários Online faz parte do conjunto de iniciativas da Prefeitura do Recife que incentivam a solidariedade neste momento de combate ao coronavírus. Para saber mais detalhes sobre as ações da prefeitura para minimizar os efeitos da pandemia, acesse o site novocoronavirus.recife.pe.gov.br.