.
Ação faz parte do Programa WIFI Conecta Recife e irá beneficiar diretamente mais de 200 comerciantes, fomentando a economia de São José.
Cinco pontos de wifi com internet gratuita foram instalados, esta semana, no Centro de Comércio Popular do Cais de Santa Rita, no bairro de São José, no Recife. O Programa WIFI Conecta Recife é uma iniciativa da Empresa de Informática do Recife (Emprel) e, com mais esse local, o Recife passa a contar com 182 pontos de acesso à internet gratuita espalhados em 38 bairros da cidade. O reforço da rede municipal de wifi gratuito no centro comercial da cidade beneficiará mais de 200 comerciantes do Cais e entorno, que passam a usar o sistema para acionar as maquininhas de cartão de crédito e celulares, bem como seus clientes.
A iniciativa de inclusão digital soma-se ao compromisso assumido pelo prefeito João Campos com a futura implementação de um escritório de gestão específico para tratar dos desafios e potencialidades do centro do Recife. Assim, o Wifi Conecta Recife chega ao centro comercial popular da cidade como uma importante ferramenta que deverá se somar a outras medidas de incentivo à economia local. A internet oferecida de forma gratuita pela Prefeitura do Recife permitirá novas possibilidades de vendas gerando uma economia importante para os comerciantes da área que, assim como qualquer pessoa que hoje trabalha com vendas, também precisam estar conectados.
Com uma média de 30 mil acessos diários, o Wifi Conecta Recife no Cais de Santa Rita, beneficiará também os passageiros que fazem uso do Terminal de Passageiros. São 5 Mega disponíveis diariamente para cada usuário, o suficiente para acompanhar uma transmissão online, sem interrupções. A navegação é livre durante todo o dia, sendo necessário se reconectar a cada duas horas. Todos os locais que já têm pontos de internet funcionando, têm recebido novos equipamentos e antenas para melhoria da qualidade do sinal.
O wifi Conecta Recife tem por objetivo promover a inclusão digital em todas as regiões da cidade e se une ao trabalho de transformação digital que vem acontecendo na Prefeitura do Recife. Dentro da tendência tecnológica, o presidente Bernardo D’Almeida reafirma o compromisso da gestão em melhorar cada vez mais a prestação desse serviço. “Uma das metas é universalizar o acesso à internet, e isso é algo que já vem sendo feito e que temos a oportunidade de intensificar nessa nova gestão. O Recife vive um momento de transformação digital e oferecer internet grátis e aberta para todos significa permitir que qualquer pessoa com um dispositivo móvel possa acessar informação, conhecimento e se comunicar. Isso é fundamental para não perder oportunidades nos dias de hoje”, destaca o presidente.
A rede gratuita de acesso à internet oferecida pela Emprel está presente em parques, praças e unidades de saúde, por exemplo. Também é possível acessar o wifi público municipal nos Compaz Eduardo Campos e Ariano Suassuna, além dos mercados públicos como o da Boa Vista, Encruzilhada, Casa Amarela e Madalena. O Wifi Conecta Recife conta com pontos de acesso na orla do Pina, Boa Viagem, Morro da Conceição e Bairro do Recife.
O compromisso de aprimorar o sistema oferecido à população é destacado pelo diretor de Infraestrutura de Informática da Emprel, Jorge Pinto. “Queremos oferecer um wifi de qualidade com uma conexão segura, forte e veloz. Para isso, a Emprel está instalando novos equipamentos e antenas, melhorando a qualidade do sinal e oferecendo ao cidadão e turista acesso à internet sem nem precisar se cadastrar”, explica o diretor. Ainda de acordo com ele, a meta é implantar internet gratuita em mais praças da cidade, a exemplo da Praça da Mauricéia, no Ipsep, que desde fevereiro conta com internet livre.