Prefeitura do Recife promove concurso e expõe intervenções tecnológicas na Campus Party Recife

terça-feira, 7 Julho, 2015 - 15:33

A Prefeitura do Recife participa e apoia pelo quarto ano consecutivo o maior evento de tecnologia do Brasil, a Campus Party, realizada de 23 a 26 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento reafirma o nome da capital pernambucana como referência na produção de conhecimento na área da tecnologia da informação e como um dos maiores polos tecnológicos do Brasil. A presença no Recife do Porto Digital e do Centro de Estudos e Serviços Avançados do Recife (C.E.S.A.R), além da dinâmica da própria cidade, faz desta edição umas das mais concorridas do Brasil.

Neste ano, as Secretarias de Desenvolvimento e Empreendedorismo,  Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde, Turismo e Lazer, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde e Empresa Municipal de Informática (Emprel), promoverão atividades para o grande público e para os campuseiros. Para os nerds e geeks, a PCR apresentará várias atividades de educação, interatividade e intervenções tecnológicas, como o Programa  Robótica na Escola. Na Arena Campus, a Emprel lança a 3º edição da maratona de programação, Hacker Cidadão. O concurso começa a valer a partir desta terça-feira (7), e os participantes precisarão desenvolver aplicativos a partir de quatro temas que são: Recife Bom de Bola, Transforma Recife, Acessibilidade e Mobilidade na Cidade de Pessoas com Deficiência, Diário Oficial, Recife Conte Comigo e Mãe Coruja. Todos os temas podem contar com informações do Portal Dados Abertos.   

Estande

Com 150 m² de área, o estande da Prefeitura do Recife, na Open Campus, será composto por diversas ações. O local será parecido com um lounge, voltado para a convivência dos campuseiros. A Emprel disponibilizará para o público o sinal de wifi do Conecta Recife. Lançado em 2014, projeto leva a 74 pontos da cidade o acesso à rede livre e gratuita. O serviço visa incluir digitalmente a sociedade, promovendo o engajamento social, cultural e político do cidadão recifense e o acesso à informações de turismo e lazer ao turista. O projeto é pioneiro no Nordeste.

No estande, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade fará um espaço interativo com tablets, projetor touch e óculos rift - usados para imergir o usuário na realidade virtual). Os equipamentos vão dispor cinco games ecológicos e passeios virtuais por atrativos do Jardim Botânico e pelo projeto do Parque Capibaribe. A intenção é usar a tecnologia para envolver o público com as questões ambientais.

Os óculos rift vão proporcionar uma viagem ao projeto Parque Capibaribe, que prevê a implantação de um corredor com 30km de calçadas, ciclovias e diversas áreas de lazer às margens do Rio Capibaribe. Já com os tablets, as pessoas podem conferir os jogos eletrônicos e fazer um passeio por 12 pontos do Jardim Botânico. O aplicativo JBR 360º permite que o movimento do corpo do usuário seja acompanhado pelas imagens em todos os sentidos.Os dois app de passeios virtuais foram criados pela empresa Voxar Labs, um dos premiados no concurso Hacker Cidadão de 2013.

Nesta edição da maratona de programação, a Secretaria participará de forma mais intensa, propondo desafios com temas de arborização, poluição sonora, mudanças climáticas e Unidades de Conservação da Natureza.  Será lançado o segundo EcoDesafio, um concurso para games ambientais. Dessa vez, o número de plataformas para criação dos jogos será maior e o espaço interativo do estande também servirá para os interessados conhecerem as possibilidades dos equipamentos previstos no edital do concurso. O valor total da premiação é R$ 60 mil, o dobro do que foi pago no ano passado.

O espaço ainda contará com uma Sala do Empreendedor voltada para orientar os empreendedores e os participantes que queiram tirar informações sofre o mundo do negócios. Além disto, também estarão presentes no local o Mãe Coruja - um projeto que visa a redução da mortalidade materna e infantil-  e o Transforma Recife - plataforma de cadastro de voluntários e ONGs, com uma equipe disponível para explicar o funcionamento do projeto e cadastrar novos voluntários. O público também poderá observar a cadeira anfíbia, utilizada por pessoas com deficiência para que possam tomar banho de mar, no projeto Praia Sem Barreiras, coordenado pela  Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

A Secretaria de Educação do Recife promoverá oficinas de robótica e de produção de vídeos de animação digital, levará mesas educativas que auxiliam na alfabetização das crianças e fará a cobertura das notícias da Campus Party através dos alunos. Cerca de mil estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) serão levados ao evento e participarão das oficinas, que também são abertas ao público.

Três oficinas de robótica serão ministradas pelos próprios estudantes e incluem as três linhas que compõem o Programa Robótica na Escola: robótica de encaixe (Lego), humanóide e robótica livre (com robôs construídos com peças vindas da metarreciclagem). Doze alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal que se destacam nas aulas do Robótica na Escola estão se preparando para as atividades. A partir do dia 13, 28 estudantes vão programar os robôs humanoides (NAOs) para receberem os convidados na abertura da Campus Party. Eles vão participar de uma maratona de programação -Hackathon -  para crianças, que se voltará para criar os comportamentos dos robôs.

Já a oficina de produção de vídeos de animação digital será ministrada por profissionais da Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação (Sete) que trabalham com cinema no setor batizado de Sete Cine. Os alunos e demais participantes aprenderão a fazer vídeos por meio da técnica de Stop Motion, utilizada na produção de desenhos animados, por exemplo. A técnica utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular seu movimento. Na oficina, tudo será feito através do Pivot, software livre que permite a produção de todas as etapas do vídeo, da produção das imagens até a edição.

A Secretaria de Educação também levará para a Campus duas mesas interativas que são usadas nas escolas e creches municipais para auxiliar a alfabetização dos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, além de serem utilizadas com estudantes deficientes. Os equipamentos também facilitam o aprendizado de matemática, aliando os conteúdos da grade curricular a jogos interativos. Cada mesa comporta seis crianças por vez. 

Tudo que acontecer na feira de tecnologia será narrado, filmado e fotografado por 12 alunos que participam da cobertura da Campus Party Recife através do projeto Imprensa Mirim. Os estudantes vão produzir matérias, fotos e vídeos, que serão editados e postados no Facebook e no blog da Unidade de Tecnologia (Unitec) da Secretaria de Educação do Recife.

Já a Secretaria de Turismo e Lazer irá contemplar os participantes da Campus com alguns serviços. Quem for ao evento vai poder conferir de perto o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel. E estudantes da rede pública de ensino e integrantes do Hackathon poderão ainda ganhar passeios de sensibilização turística que serão realizados de ônibus e de catamarã.

O CAT Móvel da prefeitura vai estar no estacionamento do Centro de Convenções durante os dias 23, 24 e 25 de julho. O veículo é equipado com elevador para cadeirante e balcão de atendimento. Além de atendentes bilíngues, o CAT Móvel também conta com diversos materiais de divulgação turística. São oferecidos mapa da cidade, informativos sobre atrativos turísticos, eventos culturais e de lazer, entre outros.

O passeio de catamarã será oferecido a 100 participantes da Campus. A embarcação vai fazer, no dia 24 de julho, às 14h30, o roteiro Rio Capibaribe e suas Pontes, passando por diversos atrativos turísticos da cidade por um ângulo diferenciado: direto do rio. Já o tour de ônibus fará um roteiro totalmente atrativo para os apaixonados pela tecnologia da informação também no dia 24 de julho, às 10h. O trajeto passa pelo CESAR, Porto Digital, Paço do Frevo, Cais do Sertão, Embaixada dos Bonecos Gigantes e Marco Zero. O ônibus comporta até 50 pessoas.

A Prefeitura ainda conta com a parceria com a Sala do Centro de Recondicionamento de Computadores Marista (CRC) no qual serão realizadas oficinas de robóticas voltadas para os problemas da cidade, em sintonia com o conceito de Living Labs  que a Emprel usa para o Hackaton. No espaço, também terá coleta de metareciclagem para o descarte de lixo eletrônico. O público poderá levar seus computadores quebrados para serem requalificados.

Em relação à inclusão digital, a Campus disponibilizará duas salas com 25 computadores cada para realizarem oficinas com 50 idosos, no sábado (25). Estas pessoas fazem parte do projeto Navegar é Preciso, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O programa oferece, para turmas exclusivas para pessoas idosas, cursos de informática. Além disto, o grupo também fará uma visita guiada na parte voltada para os campuseiros, na Arena. No estande, haverá um caminho sensorial que mostrará como é a vida da pessoa com deficiência na cidade. A Secretaria ainda lançara, no evento, o Recife Conte Comigo, uma plataforma que visa qualificar os dados das pessoas com deficiência no município.

Concurso Hacker Cidadão

Em sua  3º edição, o concurso Hacker Cidadão traz um novo desafio para os campuseiros em 2015. Na maratona de programação, os participantes terão que produzir um aplicativo que resolva problemas apresentados através de histórias reais de cidadãos do Recife. Os temas deste ano são ligados aos programas da Prefeitura: Mãe Coruja, Transforma Recife, Recife Bom de Bola, Diário oficial , Recife Conte Comigo, Acessibilidade e Mobilidade na Cidade de Pessoas com Deficiência. O conceito de pesquisa Living Labs (laboratório vivo, em português), que prevê a construção de soluções com a participação de todos os atores envolvidos na questão apresentada, será a base do concurso. O conceito estimula a colaboração dos cidadãos, facilita e acelera a criação e promove a sustentabilidade de novos mercados e modelos de negócio. Foram criados personagens fictícios para cada temática que trazem impressões sobre a temática para facilitar os programadores no desafio.

Os vídeos e textos com as histórias das personagens e o regulamento já estão disponíveis no site do concurso. Os dados que podem ser utilizados pelos participantes, também já estão no Portal Dados Abertos. Para participar, a pessoa deve estar inscrita na Campus Party e também deve se inscrever no site do concurso. Para tirar dúvidas e saber dos detalhes do desafio, o campuseiro pode participar de uma palestra no dia 23, às 19h, no palco Terra, com a equipe da Emprel.

Inovação, criatividade, usabilidade, design e utilidade serão levados em consideração no resultado final. O trabalho tem que ser entregue até o dia 26 às 14h, na mesa da Hacker Cidadão na Arena. Os ganhadores serão anunciados no palco principal no mesmo dia e garanhão computadores, notebook e tablets. Para cada temática, haverão três ganhadores. A Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo irá incentivar os projetos a se profissionalizarem.

A ação também conta com apoio do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural Pernambuco, Centro de Estudos e Serviços Avançados do Recife (C.E.S.A.R) e Células Empreendedoras.

A Campus Party 2015 - A Campus Party Recife chega a sua quarta edição na capital pernambucana. Serão 300 horas de conteúdo sobre tecnologia, inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital. Tudo dinamizado em seis palcos montados no Centro de Convenções de Pernambuco. Este ano, o tema será o mesmo da edição nacional, que faz uma homenagem aos 150 anos do livro “Da Terra à Lua”, do escritor Julio Verne. Além da cenografia, a temática também estará em atividades de todos os palcos da #CPRecife4. As inscrições já estão esgotadas.

A programação conta ainda com o espaço “Conteúdos by Comunidades”, onde as comunidades poderão se inscrever e apresentar seus conteúdos e projetos para os campuseiros, distribuindo as atividades de forma que seja diversa e contemple temas diferentes no horário das 21h30 até às 23h. O intuito é destacar o valor e o papel destes importantes aliados na formação do maior encontro tecnológico do mundo. O formulário para inscrição estará disponível a partir de hoje no site da Campus.

A edição 2015 terá alguns diferencias como a OPEN Campus que virá completamente remodelada e com atrações para todas as idades, como a Inclusão digital e a área de simuladores, sucesso entre os campuseiros. O site contará com toda a programação para que os visitantes possam se organizar e saber quais as atividades que acontecerão nessa área.

Dados abertos da PCR – A publicação de dados governamentais em formato aberto é uma iniciativa global amplamente difundida em países como Reino Unido, Estados Unidos e Espanha. A Prefeitura do Recife não fica de fora e desde 2013 passou a disponibilizar suas bases de dados. A ação faz parte do Plano de Governo da gestão de Geraldo Julio. O Brasil é um dos pioneiros na América Latina a disponibilizar informações governamentais e o Recife assume a vanguarda na publicação de dados abertos municipais. O projeto é desenvolvido pela Emprel e contou com a colaboração da professora do Centro de Informática da UFPE, Bernadete Lócio.

No site são disponibilizados dados como: relação de hotéis da cidade; georreferencimento de praças, calçadas, cemitérios, unidades de saúde, semáforos. Na educação informações referentes ao número de turmas, alunos por turma, infraestrutura das escolas, relação de professores, resultados e acompanhamento de alunos de cada uma das unidades escolares municipais. Despesas orçamentárias e receitas do município também poderão ser consultadas. Na mobilidade é possível conferir os equipamentos de monitoramento e fiscalização de trânsito, como as lombadas eletrônicas semáforos. Na saúde, a população encontrará informações gerais sobre os atendimentos gerados pelo Samu, entre outras informações.