Prefeitura lança site de dados abertos

quinta-feira, 18 Julho, 2013 - 18:19

A publicação de dados governamentais em formato aberto é uma iniciativa global amplamente difundida em países como Reino Unido, Estados Unidos e Espanha. A Prefeitura do Recife não fica de fora e, desde a última segunda-feira (15/07), passou a disponibilizar suas bases de dados através do site Dados Recife. O Brasil é um dos pioneiros na América Latina a disponibilizar informações governamentais e o Recife assume a vanguarda na publicação de dados abertos municipais.  O projeto é desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (Emprel/PCR) e contou com a colaboração da professora do Centro de Informática da UFPE, Bernadete Lócio.

“É com orgulho que damos este significativo passo. A construção do portal dados abertos está no programa de governo, foi pactuada. É com orgulho que entregamos este importante instrumento de consulta e iteração com a sociedade”, disse Eugênio Antunes, presidente da Emprel. O site permitirá, além da criação inteligente de mecanismos que venham a facilitar o dia-a-dia no recife, uma interlocução direta com a população deixando o cidadão cada vez mais próximo do poder público municipal.  

Para o início deste trabalho, que durou cerca de três meses até que fosse concluída a construção do site, são disponibilizados dados como: relação de hotéis da cidade; georreferencimento de praças, calçadas, cemitérios, unidades de saúde, semáforos. Na educação informações referentes ao número de turmas, alunos por turma, infraestrutura das escolas, relação de professores, resultados e acompanhamento de alunos referentes aos anos de 2011 e 2012 de cada uma das unidades escolares municipais. Despesas orçamentárias e receitas do município do período de 2002 à 2013 também poderão ser consultadas no site. Na mobilidade é possível conferir os equipamentos de monitoramento e fiscalização de trânsito, como as lombadas eletrônicas semáforos. Na saúde, a população encontrará informações gerais sobre os atendimentos gerados pelo Samu.

Os dados gerados serão disponibilizados por cada uma das secretarias e órgãos municipais. Atualizações das bases, bem como novas informações, serão publicadas regularmente. O sistema desenvolvido permite fácil visualização e a busca de dados. Além da consulta aberta, é possível trabalhar no desenvolvimento de aplicativos e visualizações que facilitem a análise de dados a partir de ideias inovadoras com foco na melhoria dos serviços oferecidos à sociedade.