Programa Mãe Coruja Recife será tema de desafio na Campus Party

quarta-feira, 22 Julho, 2015 - 14:04

A tecnologia a favor da atenção à saúde. É a partir dessa ideia que os participantes do concurso Hacker Cidadão – na Campus Party Recife – vão poder criar soluções inteligentes para ajudar no desenvolvimento da cidade. Um dos temas que servirá de inspiração para os campuseiros, durante esta 3ª edição do concurso organizado pela Emprel, é o Programa Mãe Coruja Recife. A Campus Party vai acontecer de amanhã (23) ao dia 26 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante o evento, profissionais do Mãe Coruja estarão divulgando as ações do programa no stand da Prefeitura do Recife que será montado no local.

No site do concurso estão disponibilizadas histórias de quatro personagens, cujos participantes terão de optar por uma delas para desenvolver um aplicativo. “São histórias partilhadas pela maioria das mulheres grávidas, não só do Recife, que se queixam de muita informação da família, da vizinha, durante o pré-natal”, disse Carmen Albuquerque, coordenadora do Mãe Coruja Recife.

Os campuseiros poderão escolher entre o caso de uma mulher que não consegue lidar com a quantidade de informação que recebe; de uma adolescente de 15 anos grávida do segundo filho e precisa aprender mais sobre métodos contraceptivos; de uma mãe em liberdade condicional cujo filho tem de receber medicação especial, devido a problemas cognitivos e motores; e de uma mulher que tem dúvidas sobre parto normal ou cesariana, amamentação e outras necessidades.

“A solução ideal é aquela que vai ajudar a mulher a ter uma melhor gerência do pré-natal dela, que organize a agenda de consultas e vacinas, por exemplo. Será uma forma de qualificar a informação verídica e massificar isso. O projeto vai ser estudado para, quem sabe, ser implantado de fato no município”, afirmou Carmen.

Inovação, criatividade, usabilidade, design e utilidade serão levados em consideração no resultado final. O trabalho deverá ser entregue até às 14h do dia 26, na mesa da Hacker Cidadão na Arena. Os ganhadores serão anunciados no palco principal no mesmo dia e garanhão computadores, notebook e tablets.

Mãe Coruja Recife – O Programa Mãe Coruja Recife é um programa de caráter intersetorial e Atenção Integral à Mulher Gestante durante o pré-natal, parto e pós-parto e ao seu (sua) filho (a) do nascimento aos 5 (cinco) anos de idade, que tem como objetivo reduzir a morbimortalidade materna e infantil e favorecer o crescimento e desenvolvimento infantil pleno. A iniciativa foi criada também para contribuir para a redução das desigualdades sociais através de ações estratégicas das políticas de Saúde, Educação, Mulher e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.  Para o desenvolvimento de suas ações, o Programa conta com um local de acolhimento e vivência, denominado “Espaço Mãe Coruja Recife”, onde é realizado o cadastramento e acompanhamento da mulher gestante e seu bebê; bem como o monitoramento dos indicadores de saúde. Os atendimentos são individuais, com a família e, também em grupo através de atividades coletivas onde as mulheres e familiares discutem diferentes temas relacionados à gestação, parto, puerpério, direitos, enfrentamento à violência de gênero e doméstica etc. Além disso as mulheres e familiares poderão acessar cursos de capacitação e qualificação visando a transformação da realidade sócio econômica.

Hoje, temos implantados 07(sete) Espaços Mãe Coruja:

Espaço Mãe Coruja Água Fria

Espaço Mãe Coruja Santo Amaro

Espaço Mãe Coruja Macaxeira

Espaço Mãe Coruja COHAB

Espaço Mãe Coruja Torrões

Espaço Mãe Coruja Ilha Joana Bezerra

Espaço Mãe Coruja San Martin

 

Tags: