Prorrogada as inscrições do 2°Ciclo de Inovação Aberta do Recife

sexta-feira, 5 Maio, 2023 - 16:22

A premiação pode chegar a até R$1,6 milhão por desafio e os interessados podem propor soluções até 19 de maio. O 2º Ciclo de Inovação Aberta é uma iniciativa da Prefeitura do Recife.

 

As inscrições para o 2°Ciclo de Inovação foram prorrogadas até o dia 19 de maio. A iniciativa tem por objetivo implementar projetos na cidade que solucionem desafios propostos pelo Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta do Recife - EITA!Recife. Os interessados podem acessar o site eita.recife.pe.gov.br e submeter a proposta. A premiação final para aceleração dos projetos vencedores pode chegar a R$ 1,6 milhão investidos pela Prefeitura do Recife a partir de um Contrato Público para Soluções Inovadoras (CPSI), com possibilidade de ser firmado, após o período de aceleração, um contrato de fornecimento de até 5 vezes este valor, podendo chegar a até 8 milhões por desafio.

 

Para o diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados da Empresa Municipal de informática (Emprel), Breno Alencar, as empresas terão mais tempo para pensar os projetos e desenvolver as soluções. “Estamos prorrogando as inscrições para o 2°Ciclo, dando mais oportunidades para que os interessados possam submeter suas ideias e possam construir soluções de qualidade para resolver esses desafios públicos para que possamos obter grandes resultados”, declarou.

 

O  Ciclo de Inovação Aberta do Recife é destinado a profissionais, acadêmicos e estudantes que atuam ou que se preparam para atuar dentro da área de tecnologia ou atividades correlatas. Além disso, é possível se inscrever enquanto empresa de médio ou grande porte ou ainda como startup. Até a publicação do resultado dos projetos que farão parte deste novo ciclo, os inscritos devem cumprir uma agenda construída especialmente para facilitar o entendimento de cada uma das etapas.

 

Eita!Recife - Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta ou simplesmente Eita!Recife. A iniciativa, que nasceu ainda no primeiro ano da atual gestão da Prefeitura do Recife, tem como foco principal a inovação como processo criativo na busca por soluções aos diversos desafios que a cidade tem. 

 

Enquanto movimento, o Eita!Recife circula por dentro de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife compreendendo e organizando seus principais desafios para execução de suas atividades, quer seja de ordem externa (quando diz respeito aos serviços prestados aos cidadãos de forma mais direta) ou aos sistemas de gestão (quando se refere às rotinas de trabalho dos servidores). 

 

Além do Ciclo de Inovação Aberta, que chega no seu segundo ano, o Eita! também conta com o Eita!Labs, uma outra instância que permite a experimentação de projetos por parte de contratações públicas específicas.

 

Conheça os desafios:

Mobilidade Urbana - Como podemos melhorar a mobilidade na cidade do Recife, com uso de tecnologias inovadoras, reduzindo os impactos causados pelo trânsito?  

Proteção Animal - Como podemos reduzir o abandono de cães e gatos na cidade do Recife, identificando e registrando cada um deles de forma escalável e mudando a cultura da população no trato desses animais?

Comércio, Turismo e Lazer -  Como podemos tornar o centro do Recife, com o uso de tecnologias inovadoras, um lugar atrativo para habitações, atividades de comércio, turismo, cultura e lazer?

Sustentabilidade e Economia Circular Inclusiva - Como podemos, por meio da tecnologia, criar e incentivar um ecossistema que utilize o resíduo sólido como insumo para uma nova indústria baseada na reutilização criativa (upcycling)? 

Meio Ambiente - Como podemos reduzir, com o uso de tecnologias inovadoras, os riscos de incidentes com tubarão na orla do Recife?