Recife conquista o primeiro lugar geral do Prêmio Anciti Awards 2022

quinta-feira, 1 Dezembro, 2022 - 17:53

A premiação aconteceu ontem (30.11) e é promovida pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti). 

O primeiro lugar geral do Prêmio Anciti Awords 2022 ficou com o Recife. Promovido pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), a premiação é voltada para os municípios que investem em tecnologias como ferramentas capazes de promover ambientes modernos, convidativos aos negócios e que facilitam a interlocução entre as pessoas e a cidade. Recife também levou a primeira colocação na categoria de municípios com mais de 500 mil habitantes. O quadro das cidades mais inteligentes ficou da seguinte maneira: Recife, Vitória, São Paulo e Curitiba, respectivamente. 

Bernardo D’Almeida, presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), esteve presente no Smart Gov Brasil, em São Paulo, onde a premiação aconteceu no final da tarde de ontem (30.11). Ao todo cem cidades participaram da premiação promovida pela Anciti e a Prefeitura do Recife se destacou pelas iniciativas de uma transformação digital que coloca o cidadão no centro de todas as tomadas de decisões com caráter público. Os programas e projetos voltados para a inovação aberta como as que são realizadas dentro do E.I.T.A! Recife são algumas das frentes que permitem a criação e o incremento de políticas públicas que usam ferramentas digitais que estão alinhadas com o conceito de Cidades Inteligentes. 

O portal de serviços Conecta Recife é outro exemplo, assim como o uso do WhatsApp como extensão aos mais de 500 serviços municipais. O aplicativo de troca de mensagens mais usado no Brasil e um dos maiores do mundo tem parceria fechada com o Recife e coloca a Prefeitura da capital pernambucana como a pioneira a ter a parceria firmada em 2021 e renovada neste ano de 2022. 

Os critérios observados dentro do Prêmio Anciti Awords 2022 foram: fomento a empresas de base tecnológica e de desenvolvimento; tecnologias de gestão e serviços digitais ao cidadão; áreas finalísticas e inclusão digital; governança e planejamento em TI; e infraestrutura em TI. 

O objetivo central da Anciti é de promover intercâmbio sobre as iniciativas tecnológicas voltadas para Governos Digitais a partir dos municípios brasileiros. Assim, é possível conhecer experiências exitosas e possibilitar que elas cheguem a mais pessoas promovendo ambientes competitivos e sustentáveis, bem como ajudando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.