Recife recebe o Encontro Regional Connected Smart Cities - Edição Nordeste

terça-feira, 26 Abril, 2016 - 10:38

Evento vai abordar o desenvolvimento de cidades inteligentes, nesta quinta-feira (28), a partir das 9h, no auditório do Banco Central

O Recife recebe o Encontro Regional Connected Smart Cities - Edição Nordeste, que acontece nesta quinta-feira (28), no auditório do Banco Central, das 9h às 18h. A cidade foi escolhida por ter se destacado na primeira edição do ranking Connected Smart Cities, que foi criado no ano passado com o objetivo de mapear as cidades com o maior potencial de desenvolvimento no Brasil, considerando os setores estruturantes para desenvolvimento de cidades inteligentes, e apontou a capital pernambucana em 10º lugar no ranking geral com destaque nas categorias mobilidade e acessibilidade; governança; tecnologia e inovação; e empreendedorismo.

O Encontro Regional Connected Smart Cities - Edição Nordeste tem apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo, e vai abordar o desenvolvimento de cidades inteligentes discutindo temáticas como inovação, urbanismo, tecnologias da informação e comunicação, entre outras. A programação vai contar com seis paineis de discussão reunindo gestores públicos, empresários e estudiosos da área com o propósito de .buscar soluções para região a partir da inovação e da implantação de iniciativas para cidades mais inteligentes e conectadas, além de debater cases de sucesso.

Entre as ações da Prefeitura do Recife nesse âmbito, destacam-se iniciativas como o Conecta Recife, um programa inovador que permite o acesso gratuito à internet em pontos espalhados pela cidade; o Programa Robótica na Escola, considerado um dos mais avançados enquanto ferramenta pedagógica e que já vem mudando a realidade de milhares de alunos da rede municipal; a distribuição de tablets para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal; o Portal da Transparência, que é considerado um dos melhores do país pelo site Contas Abertas e o site Dados Abertos; a gestão do trânsito a partir da instalação de nobreaks e das câmeras de segurança e de controle do tráfego, entre outras.

A programação do evento conta com a presença do secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Recife, Luiz Neto, que participa do debate "Desafios do desenvolvimento de cidades inteligentes", e do diretor da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Guilherme Cavalcanti, no painel sobre Urbanismo.

A realização do Encontro Regional Connected Smart Cities - Edição Nordeste é da empresa Sator, em parceria com a Prefeitura do Recife e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife (C.E.S.A.R). Mais informações: http://www.connectedsmartcities.com.br/.

Serviço:

Pauta: Encontro Regional Connected Smart Cities - Edição Nordeste

Data: Quinta-feira (28/04)

Horário: 9h às 18h

Local: Auditório do Banco Central (Rua da Aurora, nº 1259, Santo Amaro)

Mais informações: http://www.connectedsmartcities.com.br/