Secretaria de Educação do Recife faz palestra sobre robótica na Campus Party

quinta-feira, 24 Julho, 2014 - 09:50

O secretário-executivo de Tecnologia na Educação vai falar sobre o Programa Robótica na Escola, junto com o coordenador do projeto

A Secretaria de Educação do Recife promoverá uma palestra sobre o Programa Robótica na Escola nesta quinta-feira (24), segundo dia da terceira edição da Campus Party Recife, no Centro de Convenções. A palestra será ministrada pelo secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, junto com o coordenador do programa, Jadson Amorim, às 11h15, no palco Pitágoras. No total, cerca de três mil estudantes da rede municipal do Recife devem visitar o evento até o dia 27.

Nesta quinta também terão início as oficinas de robótica ministradas por oito estudantes do 6º ao 9º da rede municipal de ensino, com idades entre 11 e 15 anos; tudo com a supervisão de professores. O grupo participou de aulas e formações sobre robótica promovidas pela Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação. As oficinas, que vão acontecer durante todo o dia, a partir das 8h, serão nas três linhas de robótica que compõem o Programa Robótica na Escola: robótica de encaixe (LEGO), humanoide (NAO) e robótica livre (confecção de robôs a partir de sucata).

Parceira institucional da Campus Party, a Prefeitura do Recife terá um estande de 150m², onde serão promovidas ações da Empresa Municipal de Tecnologia do Recife (Emprel), Secretaria de Educação e Secretaria de Meio Ambiente. O estande também terá duas mesas interativas desenvolvidas para apoiar o ensino da língua portuguesa, desde a etapa inicial do aprendizado da língua até sua consolidação. Nas mesas, seis crianças podem interagir ao mesmo tempo em atividades que as estimulam a desenvolver suas habilidades.
Além dessas ações, 16 crianças participarão do projeto Imprensa Mirim. Elas entrarão no universo da produção de notícias editando vídeos, fotos e textos usando tablets.

A Prefeitura do Recife também lançará na Campus Party o desafio Hacker Cidadão 2.0. A maratona de programação organizada pela Emprel desafia os quatro mil campuseiros a criar aplicativos com as informações disponíveis no site de dados abertos do executivo municipal. Com articulação da Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, o objetivo dessa participação no evento é difundir as ações no âmbito tecnológico desenvolvidas pela PCR e promover o acesso à informação. Os autores dos três melhores trabalhos ganharão uma bolsa de estudos no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). Além disso, o primeiro lugar ganhará um computador de última geração, e os segundo e terceiro lugares levarão para casa netbooks.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife também participará da Campus Party. O órgão vai lançar concurso de jogos digitais seguindo a identidade visual da Turma do Mangue e Tal, programa que faz parte das ações do Núcleo de Arte Educação. Durante a Campus, um totem interativo com perguntas e respostas revelará a relação das pessoas com o meio ambiente. O resultado medirá o grau de contribuição dos visitantes da Campus Party em relação aos cuidados com a sustentabilidade.

ROBOCUP 2014 – Noventa e seis estudantes e 24 professores da rede municipal de ensino do Recife também participaram da Robocup, que é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo e acontece pela primeira vez no Brasil. A Copa do Mundo de Robôs acontece no Centro de Convenções de João Pessoa, até o dia 25 de julho. No evento, o secretário-executivo de Tecnologia na Educação também realizou palestras, nessa terça (22), sobre a implantação do Programa Robótica na Escola na rede municipal de ensino, junto com um representante da Somai, que é a empresa fornecedora dos robôs humanoides.

Na Robocup, os robôs disputam partidas de futebol, atuam em situações de resgate em desastres, auxiliam os seres humanos nas tarefas domésticas e operam em cenários relacionados ao trabalho. O evento conta ainda com simpósios, workshops e oficinas. O grupo da rede municipal esteve na Robocup nessas segunda (21) e terça. Um dos estandes visitados pelos alunos e professores do Recife foi o da Zoom, representante exclusiva da LEGO Education no Brasil, que é parceira da Secretaria de Educação do Recife na implantação do Programa Robótica na Escola.

No total, mais de 80 mil estudantes da educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental serão beneficiados pelo Programa Robótica na Escola, que foi lançado em fevereiro deste ano. A ação chegará a 302 escolas e creches da rede, que utilizarão as novas tecnologias nas atividades em sala de aula. Com investimento de mais de R$ 20 milhões, o Robótica na Escola é realizado em três linhas de trabalho: a da metarreciclagem e ferramentas (na qual os robôs podem ser feitos com peças mecânicas recicláveis e programados pelos alunos), a dos blocos de encaixe e a de robôs humanoides. Os estudantes da educação infantil e do Ensino Fundamental trabalham com a linha de blocos de encaixar da LEGO ZOOM, enquanto os alunos do 6º ao 9º ano aprendem a trabalhar com a linha de eletrônica e programação de computadores, além dos robôs humanoides.