Agendamento para inscrição ou atualização do CadÚnico pode ser feito pelo aplicativo Conecta Recife

segunda-feira, 3 Janeiro, 2022 - 14:23

A prefeitura do Recife, por meio da Empresa Municipal de Informática - Emprel, criou uma opção no aplicativo do Conecta Recife para que o recifense possa realizar o agendamento para a inscrição ou atualização das informações do CadÚnico em uma das unidades de atendimento do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A ferramenta batizada de ‘Atualiza CadÚnico Recife', hospedada no Conecta, chega para ser um facilitador. A iniciativa partiu da grande procura por parte da população de baixa renda sobre o Programa Auxílio Brasil - PAB que, segundo o Governo Federal, substitui o Bolsa Família. O registro permite a participação de famílias em programas sociais e, todos os meses, o Ministério da Cidadania seleciona novos beneficiários para o programa, desde que os dados estejam atualizados.

 

A Secretária de  Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Rita Suassuna, explicou as vantagens que a população e a secretaria obtém com a nova funcionalidade do Conecta Recife App. “O agendamento online permite às famílias um acesso ao serviço de forma rápida, sem precisar sair de casa, podendo escolher, de forma autônoma, o dia e horário para o seu atendimento. A estratégia permite ainda um melhor controle das vagas por parte dos coordenadores dos serviços, favorecendo a um melhor planejamento das atividades, evitando filas e aglomerações”, afirmou.

 

A inovação dentro da plataforma do Conecta, reforça a capacidade do sistema em agrupar uma grande quantidade de serviços, potencializando-o como o hub digital da Prefeitura do Recife. De acordo com o Presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, “com o avanço da política de Transformação Digital gerida pelo prefeito João Campos e com o case de sucesso do agendamento da vacina, a ideia surgiu da necessidade dessas ações serem aplicadas em outros sistemas da Prefeitura do Recife. Assim, o agendamento do CadÚnico no Conecta Recife, viabiliza um atendimento mais digno para as pessoas de baixa renda e em situação de extrema pobreza, no Recife”.

 

Para realizar o agendamento no aplicativo, é necessário informar o CPF, escolher o local, a data e o horário. A atualização é um processo contínuo e permanente, em que os usuários devem realizar a cada dois anos. Além disso, o cidadão também pode obter mais detalhes sobre o Cadastro Único e o Auxílio Brasil, na opção ‘Atualiza CadÚnico Recife’, acessando a versão Web do Conecta Recife. A capital possui 14 unidades do CRAS, que funcionam de segunda a sexta, das 08h às 17h. Confira a lista completa em: http://www2.recife.pe.gov.br/sites/default/files/enderecos_cras_-_areas_de_abrangencia_e_referencia.pdf 

 

PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL - segundo o Governo Federal, o programa pretende atender às mesmas famílias que são beneficiadas pelo Bolsa Família. Dessa forma, serão contempladas pelo novo programa as famílias com renda mensal de até R$ 200 por pessoa. Para se inscrever no programa, é preciso já estar inscrito no Cadastro Único. A inscrição pode ser feita por uma pessoa da família que se responsabilize pelas informações de todos os demais membros familiares, devendo apresentar o CPF, ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. Também é preciso ter uma renda de até meio salário mínimo por pessoa ou três salários por família.