E.I.T.A! Recife vence como melhor projeto público e governamental dentro do Innovation Meeting BR

quinta-feira, 25 Agosto, 2022 - 14:54

Além do destaque entre os projetos de inovação realizados pelo setor público e governamental, o E.I.T.A! ainda ficou com o segundo lugar geral. A premiação coloca a Prefeitura do Recife no hall das principais iniciativas voltadas para a inovação em todo o Brasil

 

O E.I.T.A! Recife colhe os frutos de um trabalho consistente e diferenciado sendo destaque para todo o Brasil. No último final de semana, a iniciativa, que é totalmente voltada para processos de inovação aberta, foi o único projeto público e governamental a ganhar premiação do Innovation Leader Award, premiação que acontece dentro do Innovation Meeting BR, um dos mais importantes eventos de tecnologia do país. A Prefeitura do Recife foi representada pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) e pela Secretaria Executiva de Transformação Digital (SetDigital). O evento reuniu os principais líderes de tecnologia e inovação, dos setores públicos e privados, de todo o Brasil.

 

A imersão em projetos, soluções, geração de ideias e realização de negócios movimentou a capital pernambucana durante a quinta, sexta e sábado (18, 19 e 20 de agosto) da semana passada. A Prefeitura do Recife levou o prêmio de melhor projeto dentre as iniciativas do setor público e governamental, com o Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta, o E.I.T.A! Recife. E, na classificação geral, conquistou o segundo lugar, configurando, assim, entre os melhores projetos de inovação realizados em todo Brasil. 

 

Ao todo 30 projetos de várias partes do país foram inscritos, deste total 18 foram selecionados para a etapa de apresentações e o E.I.T.A! estava no páreo. Evisson Lucena, gerente de Inovação da SetDigital e um dos coordenadores da iniciativa fez as honras de casa e apresentou o funcionamento do E.I.T.A!, que traz consigo a essência da criatividade aliada à inovação. “A nossa participação dentro desses ambientes de exposição e de competição saudável é fundamental para que outras empresas e governos conheçam nosso trabalho. O E.I.T.A! Recife é uma experiência exitosa e a prova de que com o engajamento, disposição e usando as ferramentas adequadas e já disponíveis para todo o Brasil, é possível sim fazer inovação aberta dentro do setor público e governamental”, explica Evisson Lucena.  

 

Como legado já traçado, o E.I.T.A! Recife conta com algumas iniciativas que ajudam a sedimentar importantes caminhos para o futuro, colocando o Recife neste novo cenário. “A ideia central do E.I.T.A! é que o poder público promova as condições adequadas para que a sociedade de forma geral possa criar soluções para os mais variados desafios que a cidade tem. Mas esse trabalho começa antes dentro de casa. Preparamos as lideranças de todos os setores da prefeitura para abraçar e avançar conosco nessa jornada. Os dados para que as soluções sejam criadas vêm exatamente dessas secretarias e órgãos”, finaliza Evisson. 

 

Dentre as facilidades para atração de projetos com foco na inovação estão o decreto municipal, assinado em abril deste ano, que institui um SandBox Regulatório, permitindo um ambiente de experimentação urbana de novas soluções afastando as normas infralegais (EITA Labs) e o 1º Ciclo de Inovação Aberta, finalizado no último mês de julho e que segue nos próximos dois meses para a etapa das experimentações dos Produtos Mínimos Viáveis (MVPs). Essas são apenas uma das duas importantes frentes abertas pela Prefeitura do Recife com foco na ambientação para a geração de projetos que ajudem a cidade a ser uma cidade ainda mais resolutiva, sustentável e moderna. 

 

E.I.T.A! RECIFE - Inspirado em experiências vivenciadas em cidades como Londres (Inglaterra), São Francisco (Estados Unidos) e Melbourne (Austrália), o Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta - E.I.T.A! Recife se propõe a ser um ambiente de construção participativa e colaborativa, entre poder público e sociedade, usando um dos métodos de gestão de processos criativos: a inovação aberta. Um ambiente propício para realizar conexões capazes de implementar soluções inovadoras. Para saber mais: https://sites.google.com/recife.pe.gov.br/eita-recife/.