Prefeitura do Recife anuncia vencedores do Hacker Cidadão 7.0

sábado, 5 Outubro, 2019 - 17:28

Os Apps Vacinei e Siat são os vencedores do Hacker Cidadão 7.0. A segunda edição da Maratona de Programação é promovida pela Prefeitura do Recife, através da Emprel - Empresa Municipal de Informática, e, este ano, contou com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Planejamento e Gestão, da ATI, da Secretaria Estadual de Saúde e do Governo do Estado. O reuniu 60 inscritos em 12 equipes das 9h da sexta (04) até as 17h do sábado (05), no Porto Mídia, rua do Apolo 181.

O App Siat propõe integração de todos os agentes envolvidos em ocorrências de acidentes com transportes terrestres em tempo real e de maneira centralizada, reduzindo sensivelmente o tempo de atendimento. "Com o Siat, também vai ser possível gerar dados que possibilitem a criação e melhoria de politicas públicas para a redução de acidentes e de custos.", explicou Vinícius Guedes, estudante de engenharia da informação.

Já a equipe CPCrazy levou o prêmio com o App Vacinei, que busca melhorar a vacinação da população. O app é cartão de vacina smart que indica os locais onde há as vacinas que o usuário precisa tomar e avisa também as datas e idades de aplicação. "Estamos muito felizes por que participamos do Hacker Cidadão desde a primeira ediçao e, dessa vez, ganhamos.", comentou Alamy Neto, analista de sistemas.

“Todo ano temos muita dificuldade para definir os vencedores do Hacker Cidadão, por que são sempre trabalhos muito bons e superam nossas expectativas. É muito gratificante ver surgirem tantas ideias inovadoras para melhorar o cotidiano da cidade e a vida das pessoas.”, comentou Eugênio Antunes, presidente da Emprel.

Cada equipe vencedora recebeu um prêmio de R$2,5mil e seus participantes poderão contar com bolsas durante três meses para dar continuidade ao desenvolvimento do app. Assim, a premiação pode chegar a um total de R$32 mil.

O Hacker Cidadão 7.0 

 

Este ano, a maratona de programação propôs que os participantes desenvolvessem soluções inovadoras que proporcionem a redução de acidentes em transportes terrestres. O desafio consistiu em propor soluções para coleta, integração, compatibilização, complementação, georreferenciamento e disponibilização dos dados referentes aos acidentes de transportes terrestres, desde o atendimento da vítima no local do acidente até sua entrada na rede hospitalar, tanto na cidade do Recife, como na região Metropolitana, facilitando o acesso e gerando informações qualificadas, de modo que seja possível subsidiar os gestores públicos na proposição de intervenções e na orientação da população.

Já o tema “Melhorar a vacinação da população” desafiou os participantes a desenvolverem soluções de enfrentamento à atual crise de reaparecimento de doenças, antes extintas, devido ao crescimento de movimentos anti-vacinas. O desafio foi propor soluções para conscientização da população, apoio no processo e nas políticas públicas de vacinação, ampliação de percentual de cobertura de vacinação da população, divulgação das ações de vacinação e engajamento da população nas ações de vacinação.

A partir das temáticas apresentadas, as equipes tiveram que desenvolver aplicativos mobile para Android e/ou IOS utilizando os dados do Portal Dados Abertos da PCR, podendo fazer uso de computação cognitiva, inteligência artificial, design thinking, mineração de dados, entre outros métodos para criar as soluções.

Tags: