Recife firma parceria com Timon (MA) e Luís Eduardo Magalhães (BA) para compartilhamento de soluções digitais em gestão pública

segunda-feira, 4 Agosto, 2025 - 10:07

O acordo aconteceu em Brasília, nesta terça-feira (29) durante evento promovido pela ANCITI

 

Em mais um passo para impulsionar a inovação na administração pública municipal, a Prefeitura do Recife assinou, durante o Smart Gov Brasília, Acordos de Cooperação Técnica com os municípios de Timon (MA) e Luís Eduardo Magalhães (BA). A solenidade ocorreu no Hotel Royal Tulip, em Brasília, com articulação da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (ANCITI), que atua como interveniente nos acordos e como coordenadora da Rede Conecta – iniciativa nacional que promove a cooperação entre cidades por meio do compartilhamento de soluções digitais, experiências e boas práticas.

 

Por meio da parceria, as cidades de Timon e Luís Eduardo Magalhães terão acesso a soluções tecnológicas desenvolvidas pela Prefeitura do Recife, por intermédio da Empresa Municipal de Informática (EMPREL), com foco na transformação digital da gestão pública e na ampliação da qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos. Entre os sistemas compartilhados, destacam-se: Caderneta da Infância – plataforma para acompanhamento digital do desenvolvimento infantil; Moeda Capiba – moeda social voltada à promoção de políticas públicas; Atende Gestante – sistema de monitoramento e agendamento de serviços para gestantes; Fale com sua Equipe de Saúde – canal direto entre população e equipes da saúde da família; Adota Pet – sistema de apoio à adoção de animais sob tutela municipal.

 

Além do acesso às soluções, as prefeituras receberão mentoria técnica do Recife e assumem responsabilidades pela implementação, manutenção e uso exclusivo das ferramentas em âmbito público.

 

O prefeito de Timon (MA), Rafael de Brito, destacou o impacto da parceria no avanço da transformação digital local: “Essa cooperação com o Recife representa uma oportunidade concreta de levar mais inovação para o cidadão timonense. Com essas ferramentas, vamos agilizar serviços, melhorar o cuidado com a população e elevar a qualidade da nossa gestão.”

 

Já o prefeito de Luís Eduardo Magalhães (BA), Junior Marabá, reforçou a importância da troca entre municípios: “Unir forças com cidades que já avançaram no uso da tecnologia, como Recife, é um passo estratégico. Não estamos apenas recebendo sistemas prontos, mas participando de uma rede de inovação colaborativa que fortalece todos os envolvidos.”

 

O presidente da ANCITI e também da Emprel, Bernardo D’Almeida, celebrou o avanço da Rede Conecta e o modelo de cooperação entre cidades como um novo caminho para a inovação pública:“Estamos consolidando um novo paradigma, no qual as cidades compartilham, colaboram e constroem juntas. Essa inteligência coletiva, que nasce da união entre municípios, têm potencial para transformar a forma como o poder público se relaciona com a população.”

 

A assinatura dos acordos reforça o papel de Recife como referência em tecnologia cívica e acelera a disseminação de práticas inovadoras no serviço público municipal em todo o país, por meio da força da cooperação federativa.