Recife inova com o primeiro assistente especialista em startups via WhatsApp da Prefeitura

segunda-feira, 8 Abril, 2024 - 14:09

Ferramenta, que utiliza inteligência artificial, funciona como um especialista de negócios disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana

A cidade do Recife, mais uma vez, demonstra seu pioneirismo com o uso da tecnologia na prestação de serviços públicos e no apoio ao empreendedorismo, com o lançamento do primeiro assistente especializado em startups diretamente pelo WhatsApp oficial da prefeitura (81 99117.1407). Agora, é possível ter acesso instantâneo e de forma fácil a informações cruciais sobre a criação e o desenvolvimento de negócios digitais com apenas um toque no celular.

Para acessar é preciso cadastrar o WhatsApp da Prefeitura do Recife. Depois, basta digitar "#startup" e perguntar o que quiser sobre o tema em questão. A ferramenta, desenvolvida com inteligência artificial, funciona como um especialista de negócios disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pronto para oferecer orientação valiosa para empreendedores locais. Atualmente são 250 mil pessoas cadastradas no WhatsApp da prefeitura que são potenciais usuários da nova ferramenta. Também é possível acessar o assistente pela plataforma Conecta Recife, seja através do site https://conecta.recife.pe.gov.br/  ou do App Conecta Recife, gratuito e disponível nas lojas virtuais da Apple Store iOS e na Google Play para Android. 

"Essa iniciativa revolucionária mostra como uma cidade pode se transformar em uma plataforma de serviços e apoio ao desenvolvimento econômico local através do uso inteligente da tecnologia. O Recife está abrindo as portas para o futuro, demonstrando seu compromisso com o empreendedorismo, a inovação e a geração de emprego e renda para a nossa população", explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo, que complementa.

"Esse é o primeiro passo de um projeto maior que visa criar conexões efetivas entre três partes: o mercado, as instituições e as startups, uma nova ‘tripla hélice’, como estamos chamando. Em resumo, nosso papel é apoiar a classe empreendedora e criativa da cidade, facilitando o acesso às oportunidades", destaca Figueiredo. 

Assistentes Inteligentes - O novo assistente especializado em startups se junta às seis inteligências artificiais já disponíveis no Conecta Recife: Serviços Públicos e Eventos da Cidade, Preparação Física e Dietas Saudáveis, Dicas de Turismo, Oportunidades de Trabalho (GO Recife), Licenciamento Urbanístico e Capacitação. Essa funcionalidade permite que a população acesse informações valiosas e interaja com diversos assistentes capacitados para oferecer suporte nessas áreas, fornecendo respostas rápidas e eficientes.