Soluções inovadoras do Recife desembarcam no Smart City Expo Curitiba

terça-feira, 19 Março, 2024 - 13:15

A Prefeitura do Recife participa dos três dias do evento mostrando as soluções embarcadas em tecnologia com foco em políticas públicas inovadoras.

 

De amanhã a sexta (20 a 22), Recife desembarca no Smart City Expo, que acontece na capital paranaense  e reunirá um público diverso interessado em criatividade, tecnologia e inovação focado em cidades inteligentes. A capital chega ao evento com a mala cheia de projetos, ações e iniciativas que têm provocado uma revolução na prestação dos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura da capital pernambucana. Para além da participação em dois painéis e um estande, a Prefeitura do Recife ainda concorre, já como finalista, ao prêmio Brazilian Awards, na categoria Smart City Award, que reconhece as cidades mais inteligentes do Brasil.

 

Representantes das equipes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico já estão a bordo rumo a esse grande evento de tecnologia que acontece no estado onde se encontra um dos maiores e mais importantes parques tecnológicos do Brasil, que é o Itaipu. O Parque Tecnológico Itaipu é um importante parceiro das iniciativas realizadas pela turma da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e da Secretaria Executiva de Transformação Digital. O resultado dessa troca de experiências será exposto num estande especialmente montado para mostrar e negociar os projetos que fazem parte da esteira do marketplace de soluções digitais para governos desenvolvidos pelas duas secretarias.

Também durante o evento, a equipe se dividirá para apresentar, em dois palcos diferentes, algumas das mais relevantes frentes que permitem a realização de processos de inovação aberta. Tendo o Marco Legal das Startups contando a favor para colocar em prática os projetos que se habilitam nos Ciclos de Inovação Aberta, Recife se apresenta com a primeira capital brasileira a fazer uso do instrumento legal federal que abre novos caminhos e possibilidades para a implementação de políticas públicas com foco em tecnologia à serviço da população.

 

Nessa mesma direção, a capital pernambucana também leva na bagagem outro importante cartão de visitas: foi a primeira cidade do Brasil a assinar os Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSI). Esse tipo de contratação, diferente da Lei Geral das Licitações Públicas, lança um olhar diferenciado aos projetos de tecnologia com foco na solução embarcada em tecnologia para problemas identificados pela gestão em áreas pré-definidas. Os CPSIs consideram os riscos inerentes aos projetos desta natureza com investimentos que, após, implementados se retroalimentam: dentro da contratação é possível negociar os projetos junto a outras instituições e parte dos valores negociados voltam para o cofre público municipal para financiar novos ciclos de inovação aberta.

 

Estande - Os produtos que fazem parte da esteira de negociação da loja de soluções da Emprel estarão no estande montado durante todo o evento. Serão três dias dedicados a apresentar as soluções desenvolvidas ao longo dos dois últimos anos. Na área da saúde serão levados os projetos: 

Absens (redireciona as oportunidades remanescentes das faltas em consultas e exames médicos de média e alta complexidade a partir de uma comunicação direta com os pacientes); 

Integra.aí (ferramenta de gestão que otimiza os encaminhamentos médicos na Rede Municipal de Saúde auxiliando o preenchimento com informações mais consistentes dos prontuários médico e integração dos dados com o e-SUS e SISREG, por exemplo); 

Vamoo - une lazer e esporte para promover a saúde. Aqui o foco é o estímulo à prática de exercícios físicos mobilizando a comunidade por meio de uma plataforma digital intuitiva, simples e eficiente; 

Supervisão - a solução permite a coleta de dados sobre a qualidade das vias públicas em tempo real, integração com outros sistemas e possibilidade de envio de ordem de serviço automática, auxiliando a gestão a planejar e executar melhor os recursos públicos da cidade. 

Saúde Conectada - solução para facilitar o acesso aos dados de saúde do paciente e o registro dos profissionais da área mantendo o histórico médico de cada pessoa usuária do Sistema Municipal de Saúde;

Regulação da Saúde da Sua Cidade - a ferramenta permite organizar as informações de maneira padronizadas permitindo o acesso da população aos serviços de saúde de maneira mais fácil e simples;

Prontuário Eletrônico de Saúde - o sistema permite a modernização da ferramenta de rotina de trabalho das equipes médicas, que são os prontuários médicos. Assim não há a necessidade de uso do papel evitando perdas dos conteúdos sobre a saúde dos pacientes e podendo ser acessado digitalmente pelas equipes de saúde. 


Também dentro da esteira de negócios está a Consultoria em Processos de Inovação Aberta e na área de geração de emprego e renda a plataforma GO Recife voltada para trabalhadores, empreendedores autônomos e empresas. Por fim, a plataforma de serviços Conecta Recife, que reúne de maneira padronizada e organiza toda a carta de serviços municipal dando acessos a cada um deles com apenas três cliques. Mais informações: https://solucoes.emprel.gov.br/.