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As soluções de software que serão desenvolvidas e/ou executadas pela EMPREL deverão ser dirigidas para que sejam executadas na Internet/Intranet.
Os ambientes computacionais a serem criados e mantidos pela EMPREL são:
2.1 Ambiente de Desenvolvimento
Ambiente responsável por manter toda a documentação, as partes componentes dos softwares em desenvolvimento e as ferramentas utilizadas na construção/adaptação de sistemas.
Nele, encontra-se o Plano de Projeto, Plano de cada Iteração, o Documento de Requisitos, o Modelo de Análise e Projeto, etc, a versão atual do código fonte do sistema em desenvolvimento (eventualmente, poderá conter alguma versão especial do sistema em desenvolvimento), assim como o banco de dados de desenvolvimento, o servidor de aplicações local, e o servidor Internet local. Todos os artefatos serão controlados pela ferramenta de controle de versões.
Os desenvolvedores irão baixar nas suas máquinas, as partes componentes do software que já foram disponibilizadas no controle de versões, criar/adaptar partes componentes dos sistemas nas suas respectivas máquinas locais, realizar os testes de unidade, acessando o banco de dados de desenvolvimento, para em seguida disponibilizar as novas versões dessas partes componentes na ferramenta de controle de versão.
2.2 Ambiente de Testes
Ambiente aonde os responsáveis irão realizar os testes dos sistemas. Normalmente, nesse ambiente, os testes são executados pelos analistas ou por uma equipe específica de testes. Nele, encontra-se o código fonte e o executável da versão do sistema que será testada (incluindo também versões de outros sistemas que eventualmente se comunicam com o sistema em teste), banco de dados de testes, o servidor de aplicações e o servidor Internet.
Os erros encontrados durante os testes deverão ser reportados no Software de Controle de Bugs e Mudanças e tratados pelos engenheiros, analistas e gerentes dos respectivos projetos, que poderão resolvê-los, planejar seu tratamento para um outro momento ou invalidar um erro cadastrado (quando este for indevido).
2.3 Ambiente de Homologação
Ambiente aonde os clientes realizarão os seus testes, no sentido de homologar cada versão do sistema disponibilizada pela equipe de desenvolvimento. Nele, encontra-se o banco de dados de homologação, o servidor de aplicações e o servidor Internet.
Os erros encontrados durante os testes deverão ser reportados no Software de Controle de Bugs e Mudanças pelos clientes e tratados pelos analistas e gerentes dos respectivos projetos, que poderão resolvê-los, planejar seu tratamento para um outro momento ou invalidar um erro cadastrado (quando este for indevido).
O ambiente de homologação deverá ser o mais próximo possível do ambiente de produção, possibilitando não apenas os testes funcionais, como também os testes de performance, stress e carga, no momento adequado.
2.4 Ambiente de Produção
Ambiente aonde serão executados os sistemas após o seu desenvolvimento e/ou a sua implantação.
Nele, encontra-se o banco de dados de produção, com os dados reais, o servidor de aplicações e o servidor Internet.
2.5 Ambiente Internet
Toda a documentação de cada projeto de desenvolvimento e manutenção de sistemas deverá ser disponibilizada na Internet, sujeita ao controle de acesso e seguindo o padrão de sites de projetos da MEDS, no sentido de permitir uma maior divulgação e comunicação entre os componentes da equipe de desenvolvimento, assim como entre os gerentes, a equipe de desenvolvimento e os clientes.
Nele, encontra-se o Software de Controle de Bugs e Mudanças.
A MEDS apresenta orientações de como promover uma versão de software entre os ambientes.